Organização
A Pró-Reitoria de Extensão conta com cinco departamentos, duas secretarias e três coordenações para garantir o planejamento, a execução, o acompanhamento e a avaliação das ações de extensão, sendo organizada da seguinte forma (Resolução CONSAD 046/2014):
Funcionograma da PROEXT
Pró-Reitor: Articula a relação dialética entre a Universidade e a Sociedade, de modo a viabilizar ações acadêmicas e sociais para melhorar a qualidade de vida das populações.
Departamento de Projetos e Programas de Extensão (DPROEX): articula, controla e organiza a execução de propostas PACE, PIBEX, PAREC, Ligas Acadêmicas e Programas de Extensão e elabora editais relativos a estas modalidades.
Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Impacto das Ações de Extensão (DEAA): acompanha a execução e avalia os impactos das ações de extensão da PROEXT.
Departamento de Políticas Afirmativas (DPA): garante o acesso das populações em vulnerabilidade às políticas e programas sociais que visem a superação das desigualdades sociais, fomenta ações e articula esforços voltados à garantia de direitos dos cidadãos, trabalhando no combate a todas as formas de discriminação e violência contra os grupos minoritários.
Departamento de Articulação e Planejamento da Extensão (DARPEX): analisa e controla os fluxos de projetos autossustentáveis e custo restrito, bem como orienta os coordenadores como proceder para prospectar, no mercado, órgãos, empresas e instituições para possíveis parcerias de financiamento a Projetos de Extensão nas modalidades de sua competência.