Organização
A Pró-Reitoria de Extensão conta com cinco departamentos, duas secretarias e três coordenações para garantir o planejamento, a execução, o acompanhamento e a avaliação das ações de extensão, sendo organizada da seguinte forma (Resolução CONSAD 046/2014):
Funcionograma da PROEXT
Pró-Reitor: Articula a relação dialética entre a Universidade e a Sociedade, de modo a viabilizar ações acadêmicas e sociais para melhorar a qualidade de vida das populações.
Departamento de Programas e Projetos de Extensão (DPROEX): articula, controla e organiza a execução de propostas PACE, PIBEX, PAREC, Ligas Acadêmicas e Programas de Extensão e elabora editais relativos a estas modalidades.
Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Impacto das Ações de Extensão (DEAA): acompanha a execução e avalia os impactos das ações de extensão da PROEXT.
Departamento de Políticas Afirmativas (DPA): garante o acesso das populações em vulnerabilidade às políticas e programas sociais que visem a superação das desigualdades sociais, fomenta ações e articula esforços voltados à garantia de direitos dos cidadãos, trabalhando no combate a todas as formas de discriminação e violência contra os grupos minoritários.
Departamento de Articulação e Planejamento da Extensão (DARPEX): analisa e controla os fluxos de projetos autossustentáveis e custo restrito, bem como orienta os coordenadores como proceder para prospectar, no mercado, órgãos, empresas e instituições para possíveis parcerias de financiamento a Projetos de Extensão nas modalidades de sua competência.
Departamento de Cultura e Produção de Imagem (DCPI): responsável por gerenciar a televisão universitária (TV UFAM), produzindo e exibindo conteúdos audiovisuais acadêmicos, científicos e culturais, tanto próprios quanto em parcerias, em multiplataformas. Além disso, o DCPI promove a formação de produtores audiovisuais especializados nesses tipos de conteúdo. Outras atribuições incluem prestar assessoria técnica em telecomunicações e audiovisual para a TV UFAM, bem como construir e manter um acervo digital do material audiovisual da televisão universitária.