Perguntas frequentes
1. Quem pode submeter ação extensionista?
Nas modalidades PACE, PIBEX, LACAD, Programas, Autossustentável e Custo Restrito, as atividades só poderão ser propostas por docentes. É necessário que o vice-coordenador também seja docente.
Na modalidade PAREC, a proposta para realização de curso e/ou evento pode ser feita por docentes, técnico-administrativos em Educação (TAE) e discentes.
2. Qual o procedimento para cadastrar meu projeto?
Cada modalidade de ação extensionista requer um procedimento específico regulado por editais periodicamente publicados na página da Proext. Na aba "Modalidades de Extensão" é possível encontrar informações acerca das modalidades, com link direcionando para a página de cada uma.
3. Como solicito apoio da Proext para evento a ser realizado pela UFAM?
Primeiramente, é necessário submeter uma proposta na modalidade PAREC em conformidade com as exigências da modalidade e do Edital vigente, na plataforma eCampus, módulo "Pesquisa e Extensão". A proposta segue para apreciação em reunião da Câmara de Extensão - CEI (a obedecer o calendário de reuniões). Conforme a disponibilidade orçamentária da UFAM, poderá ser fornecido material de divulgação para cada projeto aprovado. Tal material somente será concedido aos PARECs que estão institucionalizados nesta Pró-Reitoria, sendo distribuído, prioritariamente, para eventos com no mínimo 8 (oito) horas de duração. Acesse a página do PAREC.
4. Qual o fluxo de procedimentos desde a submissão da proposta até a certificação dos projetos e programas de extensão?
Conforme especificidade e edital de cada modalidade, o coordenador deverá, primeiramente, submeter a proposta de seu projeto a ser realizado. Em caso de PACE, PIBEX, PAREC e LACAD, tais propostas devem ser submetidas online, via eCampus e serão distribuídas aos Comitês de Extensão (COMEXI) da unidade do proponente, para que elas sejam analisadas pelos membros e, posteriormente, encaminhadas por eles à Proext, com o devido parecer.
Após a chegada das propostas analisadas na Proext (pelo eCampus), é realizada uma análise técnica para verificação de possíveis pendências documentais e/ou correções a serem realizadas nas propostas, a fim de adequá-las para apreciação em reunião da Câmara de Extensão (CEI). Uma vez homologada a proposta, o coordenador pode executar o projeto. Ao final da ação, é obrigatória a entrega do Relatório Final, também no eCampus, para que o COMEXI realize análise. Assim como as propostas, os relatórios serão analisados e apreciados em reunião da CEI para fins de homologação e seguirão para certificação da equipe de execução e participantes que constam no Relatório Final homologado. Os certificados de todas as modalidades de extensão são emitidos pela Proext, sendo de responsabilidade do coordenador da ação encaminhá-los aos participantes. Para maiores informações, esclarecimentos e detalhes sobre o procedimento, favor consultar os respectivos Editais vigentes de cada modalidade.
5. Como posso solicitar meu certificado de ação de extensão?
Conforme explanado no item 4., a emissão dos certificados dos projetos e programas de extensão institucionalizados nesta Pró-reitoria é condicionada à entrega e homologação do Relatório Final da ação em reunião da Câmara de Extensão. Dessa forma, somente após homologação do Relatório Final e o recebimento da Decisão de aprovação é que os certificados são emitidos (em PDF) e enviados ao e-mail do coordenador da ação, que deverá encaminhá-los aos participantes. Nos casos em que o projeto/programa já tenha passado por certificação, mas o participante não recebeu seu certificado, é necessário que entre em contato com os coordenadores da ação.
Em caso de discentes finalistas, estes poderão obter certificação antecipada mediante a chegada do Relatório Final físico nesta Pró-Reitoria e a solicitação formalizada do coordenador do projeto, com a apresentação da devida documentação comprobatória de sua condição de finalista (histórico escolar analítico e/ou declaração de finalista, ambos disponíveis no eCampus).
Em caso de correção de certificados, o solicitante deve enviar e-mail à coordenação da respectiva modalidade (conforme os e-mails listados na página de Contatos) solicitando a retificação do certificado e anexando no e-mail o certificado errado.
Em caso de emissão de 2ª via de certificados confeccionados pela Proext, o solicitante deverá seguir o procedimento descrito aqui.
6. Como posso aproveitar horas em atividades de extensão no meu histórico escolar?
As atividades de extensão realizadas nas modalidades geridas pela Proext dão ao participante o direito a certificado, mediante aprovação do Relatório Final do projeto. Horas e/ou créditos equivalentes serão incluídos no Histórico Escolar pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), por solicitação do participante.
7. Posso solicitar diplomas, certificado de PIBIC, PIBID, PIBITI ou Monitoria na Proext?
Não é possível solicitar estes documentos na Proext, tendo em vista que a Pró-Reitoria de Extensão trata de assuntos relacionados a projetos e programas de extensão universitária e, portanto, da certificação de ações institucionalizadas dentro das nossas modalidades de extensão (PACE, PIBEX, LACAD, PAREC, Programas de Extensão, Autossustentável e Custo Restrito). Em se tratando de outro tipo de certificação, por gentileza, procurar o setor correto e correspondente.
8. Quais modalidades de extensão oferecem bolsa a discentes de graduação da UFAM?
As modalidades que fornecem bolsas de extensão a discentes de graduação da UFAM são PIBEX e Programas Institucionais de Extensão Universitária.
9. Onde posso encontrar outras informações específicas sobre extensão?
Mais informações sobre extensão podem ser obtidas na página virtual da Proext, ao expandir cada menu ou entrando em contato com nossos departamentos correspondentes.