Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Modalidades de Extensão
Início do conteúdo da página

Modalidades de Extensão

Publicado: Terça, 15 de Janeiro de 2019, 10h49 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 11h05 | Acessos: 2929

Pra possibilitar sucesso na relação universidade-sociedade, a PROEXT desenvolve, atualmente, suas ações de extensão em sete modalidades:

 

Programas Institucionais da Pró-Reitoria de Extensão: submissão de propostas condicionadas à publicação prévia de Edital.  

 1 - Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE)  programa de concessão de bolsas, no valor de  R$ 1.500,00, para docentes da Ufam que desejem coordenar ações curriculares de extensão (acompanham o semestre letivo). O docente executa a ação, empregando o valor recebido no desenvolvimento do projeto que conta com participação de discentes e colaboradores. A equipe de execução recebe, em contrapartida, a certificação das atividades desenvolvidas, equivalente a 60 horas, que podem ser incluídas no currículo pessoal ou, no caso de discentes da Ufam, podem ser aproveitadas como atividades complementares nos currículos dos cursos com total de 04 créditos.   A submissão das propostas é feita semestralmente e os requisitos e orientações para submissão constam em edital próprio. A solicitação da inclusão desses créditos deverá ser feita pelo participante na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG). Acesse a página do PACE.

2 - Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (PAREC) É a modalidade por meio da qual os eventos e cursos de extensão à comunidade recebem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT). As propostas devem ser submetidas online via SigProj, dentro dos prazos e padrões estabelecidos em Edital próprio e possuírem mérito técnico, relevância social e viabilidade de execução, conferindo a gratuidade dessas ações. Nesta modalidade, o projeto pode ser coordenado por docentes, discentes, técnicos e líderes comunitários, e conta com a cessão de material gráfico para apoiar a divulgação de suas atividades.  Acesse a página do PAREC.

3 - Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX)  programa de concessão de bolsas para discentes de graduação da Ufam, que desejam participar de  projetos de extensão nas unidades acadêmicas da capital e do interior.  O  PIBEX  objetiva  estimular  os  professores  a  se  envolverem,  juntamente com acadêmicos de graduação e pós-graduação, em ações de extensão e despertar  o  interesse  pelo  desenvolvimento  de  atividades comunitárias, aprimorando  o processo de formação acadêmica. As atividades podem ser semestrais ou anuais, de acordo com o Edital próprio.  Acesse a página do PIBEX.

4 - Ligas Acadêmicas (LACAD) – Modalidade que abrange associações científicas de iniciativa estudantil constituídas por professores e alunos com o objetivo de proporcionar ao acadêmico maior contato com a sociedade e comunidades. Acesse a página do LACAD.

 

Modalidades de Fluxo Contínuo

5 - Projetos de Autossustentação Financeira (AS) Os projetos dessa natureza não dependem de edital para submissão da proposta, financeiramente autossustentável, cujos recursos captados são oriundos de financiamentos por instituições públicas ou privadas, cobrança de matrículas, inscrições e/ou mensalidades, assim como aqueles provenientes de prestação de serviços, com previsão de integrante discente da UFAM na equipe proposta pelo coordenador. Essa modalidade não possibilita o atendimento à solicitação de recursos financeiros ou materiais (passagens, diárias, bolsas, material gráfico ou de divulgação etc) provenientes do orçamento da UFAM.

6 - Fluxo Contínuo Custo Restrito (CR) – É a modalidade de projeto de extensão universitária que não se insere nas outras modalidades de programas ou projetos (Programas de extensão, PACE, PIBEX, LACAD, PAREC ou Autossustentável), todavia se propõe a englobar a prestação de serviços, aplicação e socialização para a comunidade de práticas e descobertas científicas desenvolvidas na academia, assim como a realização de cursos, palestras e treinamentos de média e longa duração, que não envolvam a captação de recursos financeiros. Nesta modalidade, as propostas não dependem de edital para submissão e os participantes tem direito apenas à certificação.

7 - Programa de Extensão Institucionalizado conjunto articulado de ações de extensão de caráter multidisciplinar, que são fundamentadas  em criteriosa  avaliação  da  realidade  social, integra atividades de ensino e pesquisa, com clareza de objetivos, propondo ações contínuas que objetivam a concreta resolução dos problemas da sociedade. É uma modalidade cujo cronograma de submissão de novas propostas é de Fluxo Contínuo . Acesse a página dos Programas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página