Proext abre inscrições para Pace e Pibex 2026 com até 250 bolsas e critérios voltados à relevância social, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Política Nacional de Extensão (PNE)
Ao longo dos meses de fevereiro e março, a Proext vai realizar lives de instrução para docentes, técnicos-administrativos e aos Comitês de Extensão (Comex), com orientações detalhadas sobre a submissão de projetos e apresentação das principais inovações dos editais Pace e Pibex 2026.
A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam) publicou, nesta semana, dois editais voltados a atividades acadêmicas junto à comunidade externa da Instituição: o Programa Atividade Curricular de Extensão (Pace) e do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex). A grande novidade para este ano é que partir destas publicações, Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) também podem coordenar projetos, da mesma forma que docentes já o fazem.
O período de submissão das propostas para ambos os editais já está aberto e segue até o dia 03 de março de 2026, com observação à reabertura do prazo para o Pace, que reabre em 1º de junho e vai até o dia 9 de julho, por meio do e-campus.
De acordo com a pró-reitora da Proext, profa. Flávia Melo da Cunha, Pace e Pibex foram reformulados, o que exige atenção dos que têm interesse em participar, especialmente professores e técnico-administrativos, que configuram como potenciais coordenadores de projetos.
"É necessário que as pessoas interessadas se atentem aos prazos, sobre o perfil dos projetos e o preenchimento das informações constantes. O que não mudou e foi reiterada é a essência do Pace e do Pibex, que é de promover a participação social, interação dialógica e transformadora entre a Universidade e os diversos segmentos da sociedade, ampliando as possibilidades de atuação da comunidade acadêmica e o alcance da Extensão na Ufam", frisou a gestora.
A participação dos TAEs como idealizadores/ coordenadores de projetos de extensão reflete o novo momento pelo qual atravessa o pilar extensionista da Ufam, um momento de maior valorização e reconhecimento desta categoria. Como enfatiza a TAE coordenadora do Programa Curricular de Extensão (Pace), Cleide Anny Barbosa.
“Esses novos editais são oportunidades de liderar iniciativas importantes e extramuros, tanto na capital quanto no interior do Estado, onde há campi da Ufam”, destacou.
A coordenadora do Pace aproveitou a oportunidade para mandar um recado especial aos TAEs da universidade, que agora também terão a oportunidade de propor projetos.
“Mostre que seu trabalho é intelectual e criativo. Ver o seu conhecimento técnico resolvendo a dor de alguém é uma das maiores recompensas da carreira pública. Use seu talento para propor, liderar. O seu conhecimento tem poder de transformação social. O que para você é rotina, para a comunidade externa pode ser a solução. Oficinas, consultorias técnicas, cursos livres, ações sociais, tudo isso cabe no seu escopo”, ressaltou.
Na mesma linha, o TAE Josafá da Silva Lima, coordenador do Pibex, também ressaltou a importância da participação ativa dos TAEs como promotores criativos de extensão universitária.
“Ninguém conhece a estrutura e os processos da universidade melhor do que os TAEs. Temos uma bagagem técnica gigante, que a sociedade precisa (e muito!). Reconhecimento real: essa é a chance de mostrar que o corpo técnico não só dá suporte, mas também cria, inova e transforma a vida das pessoas lá fora”, garantiu o coordenador.
A diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão Universitária (DPROEX), Lisandra Vieira Rosas, vem organizando ações em plataformas para divulgar os períodos de inscrição para Pace e Pibex.
“Nosso intuito é que todos as unidades acadêmicas tenham projetos aprovados, que participem e transformem conhecimento em impacto social", frisou.
Para isso, duas datas foram agendadas com o intuito de levar ao ar, um tira-dúvidas. Serão duas lives transmitidas via YouTube no Canal Ufam (https://www.youtube.com/@CanalUFAM): a primeira no dia 09/02, às 10h, para coordenadores de projetos (professores e/ou TAEs) e no dia 02/03, às 10h, para os Comitês de Extensão.
Na fase prática, a de submissão do projeto ao e-campus, os usuários do sistema vão encontrar, por exemplo, critérios de pontuação das iniciativas visíveis, o que ajuda a avaliar os conteúdos. As mudanças foram coordenadas e executadas em parceria, pela Coordenação de Sistemas do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – CTIC e diretorias da Proext. “Incluímos os campos ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ (ODS), múltiplas áreas de conhecimento por projeto e diretrizes da extensão universitária. Além disso, o cadastro de membros passou a incluir dados de caracterização sensível, como cor/raça, etnia e orientação sexual, sempre tratando as informações conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Essas mudanças visam tornar nossas ações mais efetivas e alinhadas com as necessidades da sociedade”, explicou o diretor do CTIC, Diogo Soares Moreira.
Edital Pace
Ao Pace serão destinadas 150 bolsas de extensão universitária aos coordenadores com projetos aprovados, cujo valor é de R$ 1.500,00, depositados em uma única parcela (2026-1 e 2026-2). E conforme o disposto na Resolução CNE/CES nº 7/2018 e Resolução CNE/CES nº 1/2020, 10% dessas bolsas serão destinadas a projetos que contemplem Políticas Afirmativas (pessoas indígenas, negras, quilombolas, ribeirinhas, LGBTQIAPN+, PCD, imigrantes e refugiadas).
Pontuam os projetos que tiverem como critério: relevância social, adequação à área temática da Política Nacional de Extensão, articulação ensino - pesquisa - extensão - inovação, contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros.
Todas as propostas devem ser submetidas ao sítio eletrônico https://e-campus.ufam.edu.br, com todos os itens do formulário preenchidos, como exige o edital, acompanhado dos documentos exigidos, incluindo as assinaturas. Informações completas aqui: Edital nº 002/2026 – PACE.

Edital Pibex
Serão concedidas 100 bolsas no valor de R$700,00 mensais, com vigência de 12 meses, compreendendo o período de 16 de abril de 2026 a 16 de março de 2027.
Tal como o Pace, o Pibex segue a Resolução CNE/CES nº 7/2018 e Resolução CNE/CES nº 1/2020, pelo qual 10% das bolsas serão destinadas às Políticas Afirmativas, voltadas a pessoas indígenas, negras, quilombolas, ribeirinhas, LGBTQIAP+, PCD, imigrantes e refugiadas. Informações completas aqui: Edital nº 003/2026 – PIBEX.
