PROEXT marca presença em curso sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação
Nos dias 18 a 20 de agosto de 2025, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da UFAM, representada pelos seus diretores do Departamento de Articulação e Planejamento de Extensão – DARPEX e do Departamento de Programas e Projetos de Extensão Universitária – DPROEX, esteve presente no curso “Desafios e Perspectivas das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) com o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação”, realizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus.
A formação, conduzida pela Dra. Diana Guimarães Azin, Procuradora Federal da Advocacia-Geral da União, teve como foco o fortalecimento das ICTs no cenário nacional de pesquisa e inovação. Durante os três dias de atividades, das 9h às 16h, foram discutidas estratégias jurídicas e institucionais que visam ampliar a atuação das ICTs dentro do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, com base nas diretrizes do marco legal vigente.
A participação da PROEXT nesse curso representa avanço na consolidação da política extensionista da UFAM, ao promover o alinhamento institucional com os marcos regulatórios que regem a produção científica e tecnológica no país. A formação contribui diretamente para o aprimoramento da gestão de programas e projetos de extensão, fortalecendo a articulação entre universidade, sociedade e setor produtivo, e ampliando as possibilidades de inovação social e tecnológica no contexto amazônico.
Ao investir na capacitação de seus servidores, a UFAM reafirma seu compromisso com uma extensão universitária transformadora, pautada pela responsabilidade social, pela valorização dos saberes locais e pela construção de soluções integradas para os desafios regionais e nacionais.