Estudantes de Pós-graduação poderão coordenar Projetos de Extensão
Edital PROEXT-PG UFAM fortalece a extensão na pós-graduação com foco no enfrentamento às violências. A iniciativa está alinhada ao Pacto Nacional de Prevenção ao Feminicídio e estimula a inserção de estudantes de mestrado e doutorado em ações afirmativas
A Câmara de Extensão da PROEXT inaugurou uma nova modalidade de extensão: o Programa Extensão Universitária na Pós-Graduação, voltado à ampliação da participação de estudantes de pós-graduação em projetos de extensão universitária.
O EDITAL Nº 006/2026 PROEXT-PG UFAM EMERGENCIAL é direcionado a discentes regularmente matriculados/matriculadas em programas de mestrado e doutorado da Ufam, incentivando a aplicação do conhecimento científico na transformação de realidades sociais concretas, ampliando o protagonismo discente em agendas prioritárias para a sociedade amazônica. Todas as pessoas, matriculadas em PPG da UFAM podem concorrer, incluindo PPGs acadêmicos, profissionais, interinstitucionais, em rede ou associados.
A chamada pública prevê apoio financeiro para até 50 projetos, com financiamento de cota única no valor de R$ 1000 (mil reais) por proposta e o período de inscrições encerra às 23h59min do dia 23 de fevereiro de 2026.
O edital contempla sete eixos temáticos, que refletem demandas estruturais e os compromissos institucionais da Ufam:
- Enfrentamento ao racismo e às desigualdades étnico-raciais;
- Prevenção e enfrentamento da violência contra as mulheres e do feminicídio;
- Promoção dos direitos de pessoas trans, com respeito ao uso do nome social;
- Fortalecimento das ações da Ouvidoria da Mulher, da Ufam;
- Valorização, proteção e defesa dos direitos dos povos indígenas;
- Inclusão de meninas e mulheres na área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática);
- Enfrentamento ao abandono de animais domésticos no campus.
Podem concorrer estudantes regularmente matriculados em cursos de pós-graduação stricto sensu da Ufam.
Ao direcionar recursos emergenciais para ações afirmativas, o edital reforça o papel social da Ufam como instituição pública comprometida com a transformação social, o combate às desigualdades e a promoção de uma universidade mais inclusiva, plural e socialmente referenciada. A medida também consolida a extensão universitária como dimensão indissociável da formação na pós-graduação, articulando produção de conhecimento, responsabilidade social e intervenção qualificada nos territórios.
Extensão como instrumento de transformação social
Para a Proext, a inserção da pós-graduação na agenda extensionista representa um avanço institucional muito importante. Ao estimular a participação de pesquisadores e pesquisadoras em formação na coordenação de projetos de impacto social, a universidade fortalece a produção de conhecimento comprometida com demandas da sociedade.
Ações afirmativas e compromisso institucional
Alinhado às diretrizes nacionais de enfrentamento à violência de gênero, o edital prioriza propostas que articulem formação acadêmica, incidência social e fortalecimento comunitário. As ações poderão envolver atividades educativas, produção de materiais informativos, assessoria técnica, formação continuada, desenvolvimento de aplicativos, mapeamento de dados, dentre outras estratégias extensionistas.
A extensão universitária, ao operar no território e em interlocução direta com a população, é uma ferramenta essencial para o enfrentamento do feminicídio e de outras formas de violência. Nesse contexto, a pós-graduação é convocada a assumir papel ativo na consolidação de práticas acadêmicas socialmente referenciadas.
Para saber mais, acesse o Edital completo e os anexos disponíveis abaixo: