Ufam reforça compromisso com a diversidade no Dia Internacional contra a LGBTfobia
A data integra o Calendário da Diversidade do DPA/Proext e mobiliza reflexões sobre inclusão, respeito e garantia de direitos no ambiente acadêmico.
No dia 17 de maio, data em que se celebra o Dia Internacional contra a LGBTfobia, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) destaca, por meio do seu Calendário da Diversidade, a importância da promoção dos direitos humanos, do respeito às diferenças e da construção de ambientes cada vez mais inclusivos e seguros para a população LGBTQIAPN+.
A data remete a um marco histórico mundial: em 17 de maio de 1990, a homossexualidade deixou de integrar a Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). A decisão representou um avanço significativo na luta contra a patologização das identidades e orientações sexuais, fortalecendo o enfrentamento à discriminação, à violência e às desigualdades ainda vivenciadas por milhões de pessoas.
Mais do que lembrar um acontecimento histórico, o momento convida à reflexão sobre os desafios permanentes para a garantia da dignidade, da cidadania e do acesso pleno a direitos. No contexto universitário, esse debate ganha ainda mais relevância ao impulsionar ações voltadas à inclusão, à permanência estudantil e ao fortalecimento de políticas institucionais comprometidas com a equidade.
Como espaço de produção de conhecimento, diálogo e transformação social, a Ufam, por meio do Departamento de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão (DPA/Proext) ressalva seu posicionamento na construção de uma universidade pública plural, democrática e acolhedora, um ambiente em que todas as pessoas possam existir, aprender, ensinar e construir trajetórias com respeito, liberdade e segurança.
Valorizar esta data também significa reconhecer as histórias, resistências, saberes e contribuições da comunidade LGBTQIAPN+ na construção de uma sociedade mais justa e de uma universidade conectada com os princípios dos direitos humanos e da diversidade.