Sobre
As Ligas Acadêmicas (LACAD) são associações científicas de iniciativa estudantil constituídas por professores e alunos com o objetivo de proporcionar ao acadêmico maior contato com a sociedade e comunidades; promover saúde e transformação social; desenvolver, nos acadêmicos, conhecimentos teórico-práticos com intuito benéfico para a população e ampliar o senso crítico e o raciocínio científico dos discentes. Sua principal função é agregar valores à formação acadêmica e pessoal, representando uma contribuição para a sociedade.
A relação entre ensino, pesquisa e extensão proporcionada pela atuação de uma Liga se destina a enriquecer o processo pedagógico, possibilitando uma socialização do saber acadêmico e uma dinâmica de atividades entre a comunidade e o curso de graduação. Como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) sugerem a utilização de metodologias que privilegiem a interação entre ensino, pesquisa, extensão e a assistência com atividades voltadas para a cidadania, estes fundamentos norteiam as Ligas Acadêmicas.
Os temas trabalhados, nas Ligas, são relacionados ao que é estudado em sala de aula. As atividades propostas devem abranger:
- Ensino: realizar reuniões, aulas, seminário e debates sobre o assunto relacionado;
- Pesquisa: estudar o tema, escrever artigos científicos, fazer banners e apresentar os dados em eventos;
- Extensão: atender à comunidade nos eventos, colocando em prática os conhecimentos adquiridos;
- Laboratorial: coletar dados e analisar as amostras coletadas.
As atividades envolvem trabalhos voluntários, treinamentos, reuniões científicas, seminários, encontros e demais tipos de eventos. Como a ideia é aprofundar os conhecimentos teóricos e publicar artigos científicos, é necessário um professor coordenador para nortear os estudos que envolvem teoria e prática.